Uma fêmea de elefante-marinho foi flagrada junto ao seu filhote, após dar à luz em uma praia de Garopaba, Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (11). O nascimento, registrado pelo Instituto Australis, marca a primeira vez que essa espécie se reproduz em território brasileiro.
De acordo com o Instituto Australis, é provável que o nascimento, inédito no país, tenha ocorrido na noite anterior. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) está monitorando de perto a mãe e o filhote, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.
Veja o vídeo:
Em um comunicado feito nas redes sociais do Instituto, o ocorrido foi comemorado. A praia, além de ser famosa pela presença das baleias-francas, agora se tornou berçário de elefantes marinhos.
Segundo o Instituto Australis, a fêmea pode permanecer por 20 dias ou mais no mesmo local, amamentando este filhote.
Por isso, os especialistas pedem compreensão e apoio da comunidade, buscando manter uma distância de pelo menos 50 metros dos animais e não deixar bichos domésticos chegarem ao local, já que é fundamental que o animal tenha tranquilidade e segurança para cuidar do recém-nascido.
*Sob supervisão de Bruno Laforé