Durante a tempestade ocorrida na noite da última sexta-feira (11), a cidade de São Paulo foi atingida por ventos de 107,6 km/h, de acordo com informações da Defesa Civil estadual. Segundo o órgão, foi a ventania mais forte registrada na capital paulista desde 1995.
A medição foi feita na estação meteorológica de Interlagos, na zona sul da cidade.
Até então, ainda segundo a Defesa Civil, a ventania mais forte que havia sido registrada na capital paulista foi no dia 3 de novembro do ano passado. Na ocasião, a cidade foi atingida por uma rajada de vento de 103,7 km/h.
As fortes chuvas da noite de ontem provocaram estragos em toda a Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre meia-noite e 8h deste sábado (12), o órgão recebeu 142 chamados para queda de árvores. Diversos bairros ficaram sem energia elétrica.
A capital paulista ficou em estado de atenção em razão das tempestades. Na zona sul, parte de uma estrutura do shopping SP Market desabou, atingindo veículos que estavam no estacionamento.
No Campo Limpo, também na zona sul, uma pessoa morreu depois de ter sido atingida por uma árvore que caiu com a ventania.
No interior, ao menos três pessoas e um cachorro morreram depois da queda de um muro em Bauru, a cerca de 330 quilômetros da capital paulista.
* Sob supervisão