A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) uma operação no âmbito de uma investigação contra desvio de recursos para eventos na Prefeitura de Codó (MA), município localizado a cerca de 300 quilômetros de São Luís.
Segundo a PF, a apuração envolve desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de dinheiro também na contratação de eventos musicais e aluguel de equipamentos para eventos.
A PF aponta que os valores dos contratos eram com empresa de fachada e foram desviados, sacados ou transferidos para contas de terceiros sem relação com os contratados pela prefeitura local.
Os valores movimentados ultrapassam R$ 2,5 milhões, de acordo com o levantamento da PF de Caxias (MA), responsável pelo caso.
São cumpridos três mandados de busca e apreensão e mandados de quebra de dados telemáticos em Codó. Além disso, foi determinada pela Justiça Federal a quebra do sigilo telemático dos materiais e equipamentos encontrados.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para perícia. Os investigados poderão responder por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A CNN procurou a Prefeitura de Codó e aguarda retorno.