Nos Estados Unidos, os moradores da Flórida não devem ficar acomodados só porque a previsão é que Milton perca força e rebaixe categoria à medida que se desloca pelo estado, disse Michael Brennan, diretor do Centro Nacional de Furacões americano.
Embora a força do furacão deva diminuir, é esperado também que ele aumente em largura, dobrando de tamanho em menos de dois dias.
“De certa forma, é realmente pior. Afeta mais pessoas”, disse Brennan.
“Você terá enchentes, ventos, chuvas pesadas em uma área ainda maior do que se tivesse uma tempestade menor e mais intensa. Então, isso realmente aumenta o risco”, completou.
Brennan alertou sobre uma “vasta área” de destruição, incluindo “impactos que vão durar vários dias se você pensar nas quedas de energia, nos danos causados pelo vento, nas árvores que vão cair”.
Além da tempestade que coloca vidas em risco, “os totais de chuva serão bem extremos em algumas áreas — especialmente ao longo e ao norte da trajetória”, disse Brennan. “Podemos ver até 457 mm de chuva em alguns locais isolados.”
Milton dobrará de tamanho na quarta-feira à noite
O perigoso furacão Milton começou a crescer em tamanho na manhã desta terça-feira (8), pois sua força oscila. Quanto maior Milton fica, mais longe de seu centro seus ventos danosos chegarão.
Os ventos com força de tempestade tropical de Milton se estenderam por cerca de 130 km de seu centro durante a maior parte da segunda-feira, mas seu campo aumentou para pouco mais de 160 km nesta manhã.
“Milton ainda é um furacão relativamente compacto, mas o campo de vento deve continuar a crescer em tamanho conforme se aproxima da Flórida”, disse o Centro Nacional de Furacões na terça-feira.
“A previsão oficial mostra que os ventos com força de furacão e tempestade tropical praticamente dobram de tamanho quando chegam à costa.”
Quando Milton tocar o solo na Flórida na quarta-feira à noite, seus ventos se estenderão por cerca de 370 km para fora de seu centro. Isso é longe o suficiente para cobrir toda a largura da Península do estado.
“Ventos danosos, tempestades com risco de morte e chuvas intensas se estenderão bem além do cone previsto”, alertou o centro.