No Vale do Paraíba, a cidade de Taubaté (SP) é berço de grandes nomes da história do Brasil. O município do interior de São Paulo está localizado a 130 km da capital paulista e foi lar do jornalista Cid Moreira, que morreu nesta quinta-feira (3), em Petrópolis (RJ). Veja outros famosos que nasceram em Taubaté (SP).
Cid Moreira nasceu em São Paulo, na cidade de Taubaté, em 27 de setembro de 1927.
Conforme o Grupo Globo, o apresentador esteve à frente do Jornal Nacional por 26 anos, desde a estreia do noticioso, em setembro de 1969.
O então locutor se mudou para o Rio de Janeiro em 1951. Na década de 50, Cid Moreira teve suas primeiras experiências na televisão, quando passou a apresentar comerciais ao vivo em programas notórios da época.
Apenas rem 1963 veio a estreia como apresentador de notícias, na TV Rio, onde comandou o “Jornal de Vanguarda”.
Na TV Globo, Cid Moreira passou pela apresentação do Jornal da Globo e no Fantástico, mas ficou conhecido pelas quase três décadas na bancada do Jornal Nacional.
O jornalista e locutor Cid Moreira morreu, na manhã desta quinta-feira (3), no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
Cid Moreira: conheça a trajetória do locutor e jornalista
Monteiro Lobato
José Renato Monteiro Lobato nasceu em 1882, em Taubaté (SP). Cursou direito na Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (SP) e, quando herdou a fazenda do seu avô em, passou a se dedicar a leitura e escrita.
Lobato vendeu a fazenda em Taubaté (SP) e se mudou para São Paulo. Na cidade, comprou a Revista do Brasil e, aos 30 anos, publicou seu primeiro livro: Urupês. A história com a menina do Narizinho Arrebitado deu início à saga do Sítio do Pica-Pau Amarelo, popular até a atualidade.
Crítico do movimento modernista, o escritor ficou mais conhecido como um dos maiores escritores do Brasil. Foi dono de editora, jornalista, crítico de arte, tradutor e adido comercial da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos durante quatro anos.
No dia 5 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morreu aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral.
Hebe Camargo
A rainha da televisão brasileira, Hebe Maria Monteiro Camargo nasceu na cidade de Taubaté (SP), em 1929. Seu pai, conhecido como Fêgo Camargo, era violinista do Cinema Politeama na cidade na época dos filmes mudos. A Escola Municipal de Artes de Taubaté recebeu o apelido do pai de Hebe após seu falecimento.
Em 1943, Hebe e sua família se mudaram para a capital, onde começaram a se apresentar em programas de calouros das rádios paulistanas. Hebe Camargo atuou como apresentadora de TV — a mais premiada da história.
No ano de 2010, Hebe foi diagnosticada com um câncer no peritônio e, dois anos depois, morreu aos 83 anos.