O incêndio florestal que atinge a região de Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia, passou a receber apoio do helicóptero do Corpo de Bombeiros.
A aeronave está realizando o lançamento de água nas áreas atingidas pela queimada que já persiste na região há mais de 30 dias.
Além desse reforço, cerca de 45 bombeiros militares também estão atuando por terra no combate e contam com a ajuda de brigadistas e voluntários da região.
Equipamentos como pás, foices e enxadas são utilizados e os militares percorrem toda a linha de fogo também com mochilas costais e sopradores, para debelar as chamas e resfriar áreas que ainda não foram atingidas pelo fogo, mas estão quentes. O objetivo é também impedir que o fogo atinja outras áreas.
Para impedir a propagação do incêndio, os bombeiros fazem ainda aceiros, que são procedimentos de corte e retirada da vegetação de pequeno porte da faixa de domínio do fogo.
Segundo a corporação afirmou por meio de nota, o “mais importante neste momento é proteger a população e propriedades, evitando que as chamas se alastrem e atinjam edificações ou até mesmo pessoas”.
Além disso, os especialistas estão tentando ao máximo preservar a fauna e a flora daquela região.