O Hezbollah culpou Israel por uma onda de explosões de pagers no Líbano, dizendo que o país receberá “sua punição justa”, de acordo com uma declaração divulgada pelo grupo nesta terça-feira (17).
“Consideramos o inimigo israelense totalmente responsável por este ataque criminoso que levou ao martírio de várias pessoas, impactou civis e feriu um grande número de pessoas com vários tipos de ferimentos”, disse o Hezbollah em comunicado.
“Este inimigo criminoso e traiçoeiro definitivamente receberá uma punição justa por este ataque pecaminoso, tanto de maneiras esperadas quanto inesperadas”, acrescentou.
Ao menos nove pessoas morreram, incluindo uma criança, e cerca de 2,8 mil ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde libanês.
Os pagers são dispositivos eletrônicos utilizados para comunicação. Eles apenas enviam mensagens, não realizando ligações.
Israel disse que não vai comentar o caso.
Tensão entre Israel e Hezbollah
As explosões de pagers ocorrem após o gabinete de segurança de Israel ter votado, na segunda-feira (16), para adicionar outro objetivo de guerra ao conflito com o Hamas e o Hezbollah: garantir o retorno seguro de moradores de comunidades na fronteira com o Líbano para suas casas.
“Israel continuará a agir para implementar esse objetivo”, destacou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na segunda-feira.
Após quase um ano de trocas de ataques entre o Hezbollah e Israel, dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas de suas casas no sul do Líbano e no norte de Israel.
*com informações da Reutes