O município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, está em situação de emergência por causa da estiagem. A prefeitura está fazendo um rodízio de abastecimento de água com a concessionária Fontes da Serra. As alterações no fornecimento ocorrem de 00h às 12h, diariamente.
Segundo informações da concessionária Fontes da Serra, até o momento, 40 chamados foram feitos com pedidos de água. Além disso, a prefeitura de Guapimirim editou um decreto emergencial para fornecer água por carros pipa e fez parceria com mineradoras da região com a mesma finalidade.
A estiagem na região já dura 40 dias. Com a falta de chuvas, os principais rios e afluentes da cidade estão com níveis historicamente baixos.
Além de Guapimirim, os sistemas Imunana-Laranjal e o Acari estão com a produção reduzida. Eles são responsáveis pelo abastecimento de água em algumas cidades da Baixada Fluminense.
A Cedae afirmou que em Imunana-Laranjal, ontem (16), a operação estava em 90% da capacidade total e hoje (17) subiu para 95% com a chuva das últimas horas.
Já em Acari, as represas que compõem o sistema operam com 50% da média histórica do mês de setembro.