Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo realizaram, nesta quarta-feira (11) uma ação de vistoria e retirada de aproximadamente 500 kg de peixes encontrados mortos desde o último final de semana, às margens da Represa Billings, nas proximidades do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A ação que resultou na retirada dos animais contou com o apoio da Cetesb, da Sabesp, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e da Polícia Ambiental.
De acordo com a pasta, os técnicos da Cetesb realizaram coletas para avaliar a qualidade da água no local. Os resultados das análises devem ser divulgados nas próximas semanas.
Em relação à coloração esverdeada da água na Billings, foi informado que a causa mais provável é a floração de algas, causada pela baixa vazão, somada ao excesso de nutrientes e condições climáticas desfavoráveis, fenômeno que vem sendo observado também em outros reservatórios e rios, como é o caso do Rio Pinheiros, na capital paulista.