Quando questionado sobre comentários falsos anteriores que ele fez sobre Kamala Harris “de repente se tornar negra” para fins políticos, o ex-presidente Donald Trump disse durante o debate da ABC News na terça-feira (10) que “não dá a mínima” com a raça dela.
“Eu não me importo com o que ela é. Você dá muita importância a alguma coisa, eu não dou a mínima. O que quer que ela queira ser, está tudo bem para mim”, disse Trump. “Eu li em algum lugar que ela não era negra. E então eu li que ela era negra, qualquer uma delas estava bem para mim”.
Harris chamou os comentários de Trump sobre sua raça de “tragédia”.
“Honestamente, penso que é uma tragédia que tenhamos alguém que quer ser presidente e que tem consistentemente, ao longo da sua carreira, tentado usar a raça para dividir o povo americano”, disse ela.
Harris usou a oportunidade para atacar o histórico do ex-presidente nas relações raciais na América, referindo-se a um processo de discriminação habitacional que sua empresa de construção civil enfrentou na década de 1970 por negar moradia a negros americanos, e à conspiração de nascimento que Trump iniciou em torno da nacionalidade do ex-presidente Barack Obama.
A mãe de Harris era indiana e seu pai jamaicano; ambos imigraram para os Estados Unidos. Harris nasceu em Oakland, Califórnia, e frequentou uma universidade historicamente negra, a Howard University, em Washington. Ela é a primeira mulher negra e a primeira pessoa asiático-americana a se tornar vice-presidente.