Nesta quarta-feira (11), a Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza duas operações simultâneas para reprimir o roubo de veículos em quatro comunidades do Rio de Janeiro.
Uma das ações acontece na Cidade de Deus, na zona oeste da cidade. A outra é deflagrada no Arará, Manguinhos e Mandela, na zona norte da capital.
Desde o início da manhã, agentes do 18º batalhão de Jacarepaguá estão na Cidade de Deus com carros blindados. Da mesma forma, policiais militares da Coordenadoria de Polícia Pacificadora CPP estão nas três comunidades da zona norte.
Moradores da Cidade de Deus relatam que o clima está tenso e a polícia está revistando quem passa próximo aos blindados. Pela manhã, policiais prenderam um mototaxista flagrado repassando informações sobre o deslocamento de viaturas.
De acordo com a polícia, o homem foi flagrado no momento em que passava informações por telefone para criminosos das comunidades da Cidade de Deus, Teixeiras e Santa Maria.
Segundo os agentes, a prisão aconteceu na Estrada do Pau Ferro, no momento em que o suspeito tentava informar aos criminosos sobre a movimentação de viaturas e veículos blindados, que participam da operação junto com viaturas que reforçam o patrulhamento no bairro Taquara.
As operações ainda estão em curso e novos balanços devem ser apresentados ao longo do dia.
A CNN recebeu imagens da movimentação policial nas ruas da Cidade de Deus. Veja:
Serviços fechados
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, seis escolas municipais foram fechadas. A Secretaria Municipal de Saúde disse que a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira suspendeu o início do funcionamento nesta quarta-feira e está em avaliação para abertura. A medida foi tomada para a segurança dos funcionários e moradores.
Na zona norte, a Clínica da Família Victor Valla, o Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e a Unidade de Pronto Atendimento da Maré mantêm o atendimento. As atividades externas que seriam realizadas por agentes de saúde municipais foram suspensas.
Algumas escolas foram impactadas na zona norte. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, três escolas na comunidade do Mandela estão fechadas.
As unidades escolares municipais e estaduais que atendem as outras comunidades estão funcionando.