Enquanto estava em Pittsburgh no fim de semana para se preparar para debater com Donald Trump, a vice-presidente Kamala Harris procurou o conselho de uma mulher que já teve experiência em enfrentar o ex-presidente: Hillary Clinton.
As duas mulheres conversaram ao telefone no fim de semana, disse uma fonte familiarizada com a conversa à CNN, marcando uma das várias vezes que as duas estiveram em contato desde que o presidente Joe Biden saiu da corrida de 2024. Harris e Clinton discutiram o debate desta terça-feira (10) e a ex-candidata democrata ofereceu à vice-presidente seu conselho, embora a fonte tenha recusado entrar em detalhes da conversa privada.
Clinton expressou em conversas com aqueles próximos a ela recentemente que, ao olhar para trás sobre sua própria experiência em enfrentar Trump em 2016, “atraindo-o para a autodestruição” é uma das melhores coisas que a vice-presidente poderia fazer nesta terça-feira (10) à noite, de acordo com a fonte que está familiarizado com o seu pensamento.
Clinton mencionou, por exemplo, que acredita que um dos momentos mais baixos de debate para Trump há oito anos foi quando ele tentou atacar Clinton dizendo que o presidente russo Vladimir Putin não tinha respeito por ela.
Ela entrou, respondendo: “Bem, isso é porque ele preferiria ter um fantoche como presidente dos Estados Unidos.”
Isso provocou uma das mais memoráveis trocas do debate presidencial final do ciclo de 2016, com Trump respondendo: “Sem fantoches. Sem fantoches. Você é o fantoche. Não, você é o fantoche.”
Clinton descreveu esse momento nos anos que se seguiram como um verdadeiro desabamento para Trump – e do tipo que ela acredita ser possível replicar hoje à noite, se Harris lhe desse espaço para fazê-lo.
A CNN entrou em contato com a campanha de Kamala Harris e aguarda um posicionamento.