A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Mãos Fechadas, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.
A ação acontece por meio da delegacia no município de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, e envolve agentes públicos, servidores e empresários da região.
As investigações tiveram início em 2021, a partir do recebimento de informações de que empresas, relacionadas a agentes públicos locais, estariam sendo beneficiadas indevidamente, e habitualmente, com contratações para o fornecimento de alimentos, materiais de limpeza e de escritório à prefeitura.
A Polícia Federal investigou contratos públicos firmados entre os anos de 2017 e 2023. Segundo a PF, R$ 12 milhões de reais teriam sido repassados às empresas investigadas.
Com a participação de 50 policiais federais e três auditores da CGU, estão sendo cumpridos, nesta terça-feira (10), 12 mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilos bancário e fiscal dos envolvidos. As medidas foram autorizadas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Ainda segundo a Polícia Federal em Pernambuco, os investigados devem responder pelos crimes de formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 42 anos de prisão.