Pelo menos 12 pessoas morreram quando um barco de imigrantes virou na costa de Cap Gris-Nez, no norte da França, nesta terça-feira (3), de acordo com autoridades francesas.
Quase 70 pessoas estavam a bordo do navio, de acordo com o prefeito de Boulogne-sur-Mer, Frédéric Cuvillier. O número exato não está claro.
Equipes de emergência resgataram 65 pessoas, disse a prefeitura marítima. Várias delas estavam em estado crítico e necessitavam de cuidados médicos urgentes.
Três helicópteros, dois barcos de pesca e dois barcos foram mobilizados na operação de busca e resgate.
O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, deve visitar o local na tarde desta terça-feira.
Travessias perigosas de pequenos barcos no Canal da Mancha aumentaram nos últimos anos, com botes e outras pequenas embarcações sendo frequentemente usados para levar grandes grupos de pessoas na perigosa jornada na esperança de buscar asilo no Reino Unido.
A questão se tornou um grande obstáculo político para o governo conservador anterior, que foi criticado por grupos de direitos dos imigrantes por sua retórica linha-dura contra os requerentes de asilo, e para a nova administração trabalhista.
O caso desta terça-feira é o mais recente de uma série de tragédias que ocorreram no Canal. Em agosto passado, seis pessoas morreram quando um barco que transportava dezenas de migrantes virou.
Mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em 2023 devido ao calor