Após os incêndios no interior de São Paulo, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para o risco de incêndio em quase território paulista para os próximos dias. Entre sexta-feira (30) e domingo (1°), as temperaturas devem voltar a subir e a previsão indica que a umidade relativa do ar pode cair.
O estado de São Paulo deve enfrentar altas temperaturas, ventos fortes de até 60 km/h, falta de chuva e umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Esses são os principais fatores para o risco de queimadas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).
Além de São Paulo, outros 19 estados estão em alerta amarelo para baixa umidade para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O risco é de incêndios florestais e prejuízos à saúde.
A mudança para o aumento das temperaturas ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O cenário deve aumentar o calor e gerar uma sensação térmica mais quente.
Na região Metropolitana de São Paulo, os municípios de Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, têm previsão de máxima de 27°C e umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
Em outras cidades a situação se agrava: os termômetros devem variar entre 33°C a 35°C e a umidade relativa do ar abaixo dos 20%.
Cidades com previsão de máxima de 35°C
- Andradina
- Araçatuba
- Bauru
- Jaú
Cidades com previsão de máxima de 34ºC
- Presidente
- Assis
- Marília
- Ourinhos
Cidades com previsão de máxima de 33ºC
- Jales
- Votuporanga
- São José do Rio Preto
- Ribeirão Preto
- Barretos
- Franca
- São Carlos
A recomendação para a saúde é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h, evitar aglomerações, usar soro fisiológico para os olhos e narinas, ter uma boa hidratação e umidificar o ambiente.
A Defesa Civil alerta para algumas medidas de prevenção a incêndios, como não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro na beira de rodovias, não limpar áreas rurais utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
*Sob supervisão de Guilherme Gama