Um Boeing 737 Max 8 da Gol arremeteu depois de tocar a pista do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, durante uma tentativa de pouso sob forte ventania. O caso ocorreu na última segunda-feira (26).
O canal “SBGR Live” flagrou o momento da arremetida, que ocorreu por volta das 15h58.
Veja o vídeo:
Vídeo: Canal SBGR Live
As imagens mostram o jato descendo e balançando por causa da ventania, chegando a ficar de lado. O avião toca a pista, mas segue acelerando e decola novamente. O tempo que leva entre o toque no solo e a arremetida é de aproximadamente 15 segundos.
O piloto, então, comunica a situação ao controle de tráfego aéreo e é orientado a fazer uma curva à direita.
O avião faz uma volta pela região da Grande São Paulo e retorna ao aeroporto de Guarulhos, onde pousa por volta das 16h16. Veja o trajeto abaixo:
A aeronave, prefixo PR-XMQ, fazia o voo 1809, que decolou de Recife (PE) por volta de 13h07. A Gol informa que “todo o procedimento seguiu os protocolos de segurança” e que o avião “pousou normalmente”.
“A companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista”, acrescenta.
A CNN procurou a concessionária GRU Airport, que não se manifestou.
Na semana passada, um Airbus A320 da Azul também teve dificuldades para pousar por causa da ventania. O jato ficou de lado durante a descida para o aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina. Clique aqui para ver o vídeo.
A companhia informou que o pouso “aconteceu dentro dos parâmetros e em total segurança, mesmo com as rajadas de vento registradas na região”. e que “o desembarque dos clientes aconteceu normalmente”.