A polícia da Alemanha procura neste sábado (24) o agressor desconhecido que ele matou três pessoas e feriu outras em um ataque a faca durante um festival na cidade de Solingen, no oeste do país.
Oito ficaram feridos, cinco deles gravemente, disse a polícia em um comunicado no início deste sábado. O número é maior do que os quatro ferimentos graves relatados pelos agentes anteriormente.
“Tanto as vítimas quanto as testemunhas estão sendo interrogadas. A polícia está procurando o autor do crime com uma grande equipe”, informou a polícia.
O incidente ocorreu por volta das 21h40 (horário local), na sexta-feira (23), quando o homem atacou várias pessoas com uma faca.
O autor do crime mirou especificamente na garganta das pessoas, acrescentaram os investigadores. Eles não puderam fornecer mais informações ou a motivação do crime.
“Nossas autoridades de segurança estão fazendo tudo o que podem para capturar o agressor e investigar os antecedentes do ataque”, escreveu a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, em um post no X, o antigo Twitter.
O ataque ocorreu no Fronhof, uma praça de mercado em Solingen, onde bandas ao vivo estavam se apresentando. O festival marcava o 650º aniversário da cidade no estado da Renânia do Norte-Vestfália, que faz fronteira com a Holanda.
O músico alemão que atende pelo nome de Topic contou que estava tocando em um palco próximo quando o incidente ocorreu. Ele foi informado pela equipe sobre o que ataque, mas foi recomendado que ele continuasse a tocar “para evitar causar um ataque de pânico em massa”, de acordo com uma postagem dele no Instagram.
Eventualmente, disseram a ele para parar e, como o agressor ainda estava foragido, “nos escondemos em uma loja próxima enquanto helicópteros da polícia circulavam acima de nós”, escreveu Topic.
As autoridades cancelaram o restante do festival de fim de semana.
Esfaqueamentos e tiroteios fatais são relativamente incomuns na Alemanha. O governo disse no início deste mês que queria endurecer as regras sobre facas que podem ser carregadas em público, reduzindo o comprimento máximo permitido.
Em junho, um policial de 29 anos morreu após ser esfaqueado em Mannheim durante um ataque a uma manifestação de direita. Um ataque de esfaqueamento em um trem em 2021 feriu vários.
O ministro do interior da Renânia do Norte-Vestfália, Herbert Reul, visitou o local no sábado. Ele disse aos repórteres que foi um ataque direcionado à vida humana, mas se recusou a especular sobre o motivo.