A Ucrânia realizou um ataque com drones contra o campo de aviação militar russo de Marinovka, na região de Volgogrado, sul da Rússia. A ação atingiu um local de armazenamento de combustível e de bombas aéreas, disse uma fonte de segurança em Kiev nesta quinta-feira (22).
O governador da região de Volgogrado, na Rússia, Andrei Bocharov, disse mais cedo que um incêndio teria começado na instalação militar da região depois que um drone ucraniano colidiu com ela. O político disse não haver vítimas.
A fonte informou que o ataque seria parte de uma campanha de ataques ucranianos a bases aéreas russas usadas por aviões de combate para realizar ataques regulares contra alvos na Ucrânia.
Além dos ataques com mísseis, a Ucrânia tem sinalizado, em particular, que a Rússia tem usado bombas aéreas produzidas de forma barata e disparadas por aviões de guerra. Kiev afirma, ainda, que isso é uma ameaça às posições ucranianas no leste.
Mesmo depois do fornecimento de um pequeno grupo de caças F-16 fabricados nos EUA, a força aérea ucraniana continua em desvantagem quando comparada à frota de aviões de guerra da Rússia, que é muito maior e mais bem armada.
Em fevereiro de 2022, a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia. A fonte consultada pela Reuters disse que o ataque com drones foi uma operação conjunta conduzida pelo Serviço de Segurança da Ucrânia e pelas forças especiais do país.