A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que vai fazer, nesta terça-feira (13), o transporte de algumas urnas funerárias de vítimas do acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (9) em Vinhedo (SP), no interior de São Paulo. O traslado será feito da Base Área de São Paulo, em Guarulhos, até o aeroporto de Cascavel, no Paraná.
Uma aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), deve decolar às 15h para fazer o transporte. A FAB não disse quantos corpos serão levados.
De acordo com a Polícia Civil do Paraná, 29 das 62 vítimas da queda do avião são do estado. A Secretaria de Assistência Social de Cascavel, cidade de onde partiu a aeronave, disse que 27 vítimas são da região.
A Prefeitura da cidade disponibilizou o Centro de Eventos para a realização de um velório coletivo, mas 18 famílias já informaram que não pretendem utilizar o local. Ainda segundo a secretaria, familiares de seis vítimas não decidiram o local do velório, e três famílias ainda precisam ser contatadas.
O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo identificou 35 corpos até o momento, dos quais 17 foram liberados aos familiares. Os outros 18 estão em processo de liberação e aguardam documentação complementar.
A queda do ATR 72-500 da Voepass, na última sexta-feira (9), deixou 62 pessoas mortas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
O acidente ocorreu por volta das 13h22 – cerca de uma hora e meia após a decolagem. O avião, que fazia o voo 2283, decolou de Cascavel (PR) e iria para o aeroporto de Guarulhos (SP), mas perdeu o controle e caiu em Vinhedo (SP).
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Na tarde desta segunda-feira (12), foi enterrado o corpo do piloto Danilo Santos Romano, na zona leste de São Paulo. Ele foi a primeira das vítimas do voo 2283 a ser sepultada.
Queda de avião: entenda a caixa-preta e sua importância