Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está em Vinhedo, no interior de São Paulo, para iniciar as investigações do acidente envolvendo um avião da Voepass, que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9).
Os agentes do Cenipa chegaram no local do acidente por volta de 16h30. Veja imagens do acidente.
O avião que caiu em Vinhedo (SP), perdeu 5 km de altitude em menos de 2 minutos. A aeronave acidentada, com prefixo PS-VPB, era um ATR 72-500, e voava a 17 mil pés às 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h. O tempo total de voo era de uma hora e 50 minutos.
O secretário de segurança pública, Guilherme Derrite, disse em coletiva que o Cenipa publicou o nome dos passageiros que estavam no voo. O órgão alertou ao secretário que o processo de identificação é dificultado pela fato de que os corpos estão carbonizados.
De acordo com o responsável pela segurança de São Paulo, existe um protocolo da companhia aérea que vai se encarregar de avisar a família das vitimas.
“O cenário que a gente avaliou é de que algumas famílias já começaram a ser avisadas, segundo o responsável pela empresa”, disse Derrite.
O secretário confirmou que a caixa preta foi encontrada e está preservada.
O âncora da CNN que também é piloto amador, William Waack, afirmou que a comunicação oficial do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é fundamental em acidentes aéreos.
Fabricante de avião que caiu em Vinhedo diz que vai apoiar investigação
A ATR, fabricante do avião do modelo ATR 72-500 que caiu sobre uma área residencial em Vinhedo nesta sexta-feira (9), disse que está agindo para apoiar a investigação.
Em nota publicada no site oficial, a fabricante disse que foi informada sobre o acidente envolvendo a aeronave. “Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento”, diz o comunicado. “Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação como o cliente”.
Brasil já registrou 135 acidentes aéreos em 2024
O Brasil já registrou 135 ocorrências de acidentes aéreos em 2024, é o que diz o site Rede de Segurança da Aviação (ASN), da Flight Safety Foundation, uma organização internacional dedicada à segurança da aviação.
Segundo a base de dados do site, 110 pessoas morreram no Brasil esse ano em decorrência de acidentes aéreos. Os dados já consideram o acidente aéreo em Vinhedo, nesta sexta-feira (9), onde 61 pessoas morreram. Das 135 ocorrências de 2024, 26 registraram fatalidades.